domingo, 31 de julho de 2011

Livro Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

O trabalho ganhador do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional 2010, editado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) na forma do livro “Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional” encontra-se disponível para download gratuitamente no Blog Economia, Política e Religião.

 Download do livro

 

RESUMO DO LIVRO

Nos últimos anos os Arranjos Produtivos Locais (APLs) vêm se constituindo como um importante instrumento de política econômica. Em que pese isto, grande parte da ação pública que objetiva o apoio ao desenvolvimento destes aglomerados carece de uma agenda que dê direção e coerência para a intervenção, potencializando e otimizando a ação do Estado. Este livro, portanto, com foco nesta problemática, procura levantar os limites e as possibilidades de intervenção do setor público nas aglomerações produtivas industriais brasileiras, estabelecendo uma agenda de intervenção para o desenvolvimento de APLs consolidados. A conclusão do trabalho é que de forma dialética os arranjos produtivos estabelecem-se, por um lado, como um importante instrumento de desenvolvimento em regiões periféricas e, por outro, como o resultado de políticas adequadas, articuladas e pactuadas de desenvolvimento regional.


SORTEIO DE LIVROS

O Blog Economia, Política e Religião sorteará 10 livros impressos dentre os seus seguidores no dia 21 de agosto. Cadastre-se no Blog e concorra!

Um comentário:

  1. Ah... Eu espero ter sorte suficiente pra ganhar. Já perdi sorteios desse livro várias vezes antes que estou até pessimista... =(

    ResponderExcluir