quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COFECON discute a ampliação da participação dos pequenos estados em sua Plenária


Há algum tempo um grupo formado principalmente por representantes dos Conselhos Regionais do Norte e Nordeste vem insistentemente lutando pela federalização do Sistema COFECON/CORECONs com a participação de todos os estados no Plenário do COFECON. Esta questão contaminou inclusive o processo de discussão da atualização da legislação que regulamenta a profissão de economista no Brasil, indo parar em instâncias judiciais.
Em que pese isto, de acordo com as negociações de bastidores, na eleição de amanhã o Plenário do COFECON para os próximos anos será composto por 18 membros eleitos. Para a eleição que ocorrerá amanhã, com a presença dos Delegados Eleitores dos estados, está sendo articulada a tomada de assento no COFECON dos estados do Ceará, Pernambuco, Amazonas e Espírito Santo. Apesar de não ser ainda a proposta ideal defendida pelos Conselhos do Norte e Nordeste, que defendem ao menos um representante para todos os estados da federação, é perceptível um avanço no sistema.
Informo, ademais, que na reunião de hoje do COFECON manifestei mais uma vez o meu voto pela real federalização do Sistema com a participação de todos os estados em sua Plenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário