segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Economista Valdir Matias Júnior assume a Secretaria de Planejamento do Município de Santarém


Soube no dia de ontem que o economista Valdir Matias Júnior assumiu a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Município de Santarém. Confesso que fiquei feliz com a notícia dado que o economista além de ser um amigo pessoal é uma pessoa preparada, que sempre pautou a sua vida na busca de melhorias da condição de vida de sua cidade natal e pela probidade na utilização dos recursos públicos.
Tive o privilégio de ter estudado com ele e juntos participamos do movimento estudantil na UFPA. No auge do aparelhamento político partidário dos Centros Acadêmicos da UFPA montamos uma chapa plural e independente e ganhamos a eleição para o Centro Acadêmico de Economia (CAECON). De início mudamos o regimento do CAECON acabando com a estrutura verticalizada e com a figura do Presidente. Implantamos uma gestão colegiada, eu virei Coordenador Geral e o Valdir Coordenador Financeiro, mas todas as nossas ações eram discutidas de forma colegiada. Montamos um coletivo democrático e unido em prol dos estudantes de economia. Este coletivo organizou no ano de 1998 o Encontro Nacional de Estudantes de Economia em Belém (ENECO), que se tornou um marco para toda uma geração.
Após a nossa formatura seguirmos caminhos diferentes, eu fui em busca de uma carreira acadêmica, procurando fazer mestrado e depois doutorado, e o Valdir Matias retornou para Santarém onde passou a integrar o quadro docente do Curso de Economia da Faculdade Integrada do Tapajós (FIT). Logo após, tivemos a grata surpresa de saber que o Valdir havia se candidatado a vereador pelo PV e que havia sido eleito. Desde então, acompanho a distância a sua trajetória e sempre que possível mantemos contato. Foi depois disto reeleito por duas oportunidades para a Câmara de Vereadores do Município de Santarém e agora assume o cargo de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Santarém. Parabenizo ao Valdir Matias Júnior pela nomeação e ao povo de Santarém que terá a frente desta Secretaria um economista competente, ético, probo e que acima de tudo sempre lutou pelo desenvolvimento de Santarém e do Oeste do Pará. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário