terça-feira, 24 de setembro de 2013

O agronegócio foi o tema da palestra que reuniu estudantes, economista e empresários


O Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA) realizou na última segunda-feira, 16, a terceira edição do seminário Dialogando Economia com a Sociedade. O evento teve como tema "A importância do Agronegócio para o Desenvolvimento da Economia Paraense". Participaram do encontro estudantes, professores de ensino superior, empresários e profissionais do agronegócio paraense. A palestra principal foi ministrada pelo economista e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Fernandes Xavier.

 


Xavier apresentou um panorama geral do setor agropecuário paraense, apontando as principais potencialidades do Estado, sobretudo na criação de bovinos. Ele argumentou que o agronegócio, ao contrário do que a mídia destaca, é um impulsionador da economia local, e não um inimigo do meio ambiente. O presidente da Faepa também deixou claro que a área antropizada do Pará, que representa menos de 20% do território total do Estado, é suficiente para combatar a pobreza a partir da agricultura familiar e ajudar a alavancar a população paraense das áreas menos abastadas.
Na avaliação do presidente do Corecon-PA, o encontro foi  de extrema importância para se levantar questões relativas ao fortalecimento da economia paraense a partir do agronegócio. "Esta foi uma boa oportunidade para se entender de que forma a economia paraense pode sair um pouco do foco mineral, e seguir outros caminhos, como é o caso do agronegócio. Temos um potencial muito grande a ser explorado", completa. Ainda de acordo com ele, os centros produtivos têm uma importante participação neste novo processo de desenvolvimento do Estado.

Texto: Ascom Corecon

Nenhum comentário:

Postar um comentário