segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Eleição COFECON 2014

Aconteceu na manhã de sábado, dia 14 de dezembro, a eleição para Presidente e Vice do Conselho Federal de Economia (COFECON), tendo sido eleito para os mandatos, respectivamente, os conselheiros Paulo Dantas da Costa (BA) e Wellington Leonardo da Silva (RJ). Participei deste processo como membro da Comissão Eleitoral, juntamente com os conselheiros Roberto Bocaccio Piscitelli e Francisco Assunção e Silva.
Desejo a nova gestão sucesso, principalmente na tarefa de: valorização da profissão do economista no Brasil; aprovação de uma nova legislação que regulamente a profissão, atualizando o nosso exercício profissional; bom senso na condução de uma gestão efetivamente federalizada, não somente no discurso, mas na prática, fortalecendo o sistema Cofecon/Corecon principalmente nas regiões periféricas do país, em especial no Nordeste e na Amazônia; e defesa da abertura de novos cursos de economia, principalmente longe dos grandes centros econômicos, com a finalidade de dotar a sociedade de economistas, o profissional do planejamento por excelência, capaz de planejar, executar e controlar as políticas públicas nas prefeituras, órgãos federais com ações nas regiões e governos de estados – o profissional que é capaz de pensar rumos e alternativas para a superação da condição do subdesenvolvimento.
Ademais, como Conselheiro Federal, nas Plenárias, sempre fui enfático a respeito da necessidade do COFECON ser um protagonista de primeira linha na discussão das políticas macroeconômicas do país. O COFECON precisa pautar e exercer efetivamente o seu papel de controle social sobre a condução das políticas fiscal, monetária, social e desenvolvimento regional.
O COFECON precisa ajudar a pensar o Brasil. Carecemos de um projeto de nação e carecemos de pessoas e instituições que fomentem este debate. Assim, defendo, com muita ênfase, reitero, a necessidade do COFECON pautar este debate, principalmente em ano eleitoral como o de 2014.
Retransmito a seguir o programa apresentado pela chapa vencedora:

RESUMO DO PROGRAMA DE TRABALHO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE PAULO DANTAS DA COSTA E A VICE-PRESIDENTE WELLINGTON LEONARDO DA SILVA PARA A GESTÃO 2014

“.... ainda cremos nesse país que teima em não se encontrar com a maioria do seu povo. Ainda cremos que podemos mudar o mundo, um pouco que seja, para que fiquemos mais humanos.” (Vinícius de Moraes)

Preocupados com o futuro de nossas entidades a médio e longo prazo, preparamos este documento que aponta algumas das principais ações que consideramos importantes serem concretizadas pelo COFECON, para além da continuidade da execução daquelas de caráter permanente e ordinário, registradas ou não no Relatório de Planejamento Estratégico da Autarquia e com a implementação das quais nos comprometemos. Cada uma delas é  derivadas de pelo menos um dos seguintes eixos estruturantes:
1 – Valorização da profissão
2 – Intensificação da ação fiscalizadora do Sistema
3 – Aprimoramento da estrutura administrativa
4 – Potencialização da capacidade financeira
5 – Fortalecimento da Imagem Institucional

Seu detalhamento e o de outras, será oportunamente apresentado nos moldes do inciso X do Artigo 18 do Regimento Interno do Conselho. De toda sorte, destacamos à guisa de exemplo, as seguintes:
1 – Realização de um encontro internacional de economistas;
2 – Investir na modernização da legislação que regulamenta a profissão, a partir do PLS 658/2007;
3 – Buscar reverter nas instâncias superiores do sistema judiciário a atual tendência dos juizados de primeira instância em não reconhecer o poder de fiscalização outorgado aos conselhos regionais pela legislação já existente;
4 – Buscar soluções junto ao legislativo e ao judiciário no que diz respeito às decisões de primeira instância, em relação ao enquadramento dos empregados dos conselhos no Regime Jurídico Único;
5 – Estabilizar as finanças da Autarquia;
6 – Ampliar a participação de economistas na estrutura funcional do Conselho Federal;
7 – Investir no fortalecimento da imagem institucional a partir da inserção opinativa do COFECON junto à mídia, em relação aos temas de natureza econômica.

QUEM SOMOS?


PAULO DANTAS DA COSTA CANDIDATO A PRESIDENTE: Graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (Salvador/BA), especialização em Administração Financeira Governamental e em Direto Tributário. Trabalhou na Secretaria da Fazenda da Bahia, na condição de Auditor Fiscal até 1994. Atualmente é consultor na área tributária.

WELLINGTON LEONARDO DA SILVA – CANDIDATO A VICE: Formado pela Universidade Gama Filho, é Consultor em Planejamento Estratégico Situacional e Secretário Executivo do CORECON-RJ. Trabalhou no setor privado de 1977 a 1990, na área de comércio internacional, em indústrias do ramo têxtil, maquinaria pesada e química fina. Lecionou nas Faculdades Veiga de Almeida e Gama Filho, nesta última até 1992. Foi Assessor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro, da AFBNDES-Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social e Assessor Parlamentar da ex-Deputada Federal Ana Júlia Carepa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário