segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Mostrando o Pará – Marabá/entrevista com o professor José Otávio Pires

“Mostrando o Pará – Marabá/entrevista com o professor José Otávio Pires”
Apresentação: Professor Eduardo Costa

No município de Marabá, no Sudeste paraense, a 485 km de Belém, localiza-se a sede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que tem fundamental importância para o desenvolvimento e para o fortalecimento da pesquisa científica no estado. Essa região tem grandes investimentos e muitos eventos econômicos, tornando, assim, essencial a formação de mais e mais pesquisadores que atuem na área das Ciências Econômicas.

É neste cenário que o Mostrando o Pará de hoje apresenta um bate-papo com o Professor Doutor José Otávio Pires, professor do curso de Economia da Unifesspa, que falou sobre a importância do curso, que oferece estruturação nas áreas de Desenvolvimento regional e local e políticas públicas; ação conjunta (solidária) e a competitividade de micro, pequenos e médios empreendimentos; Teoria econômica; e Elaboração, análise e avaliação de projetos.

Como um dos maiores especialistas no Pará sobre estudo de cadeias e arranjos produtivos locais, o professor também destacou o caráter de ineditismo da Unifesspa sobre o programa pedagógico que tem a disciplina de arranjos produtivos locais, citando quais os arranjos e setores estratégicos que viabilizam a verticalização da produção, agregação de valores, internalização de riqueza e renda e a construção de um estado mais desenvolvido.

O pesquisador também explicou a importância da disciplina de Economia Indígena, que é oferecida pela primeira vez no país por meio da Unifesspa. Como professor da disciplina, ele nos alertou o quanto essa cultura é rica e o quanto nós podemos aprender com ela, especialmente porque existe uma significativa população indígena em torno da cidade.

Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário